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Canto Bicudo goiano classico |
No Nordeste do estado de Goiás foram capturados bicudos nativos que mostravam muita fibra e se destacavam nos torneios por apresentarem algumas notas típicas em seu canto, que chamavam a atenção na roda.
Esses bicudos se tornaram conhecidos como goianos e tiveram grande aceitação pelos criadores de Minas Gerais e de São Paulo. Do Distrito Federal esses bicudos já desapareceram. Em algumas regiões do Vale do Paranã ainda é possível ouvi-los cantar, protegidos dos agrotóxicos pela vegetação ciliar.
A essência da melodia do seu canto se aproxima do Alta Mogiana aos ouvidos menos experientes, e, durante muitos anos os torneios não separavam a avaliação de um e de outro canto.
O Canto Goiano possui um andamento típico, cadenciado, com notas destacadas e grande harmonia. Apresenta as notas de preparação da alteada Gam - Kem e as da alteada Tim - Tim como marcas registradas de seu canto. Se um bicudo não der a alteada não poderá ser considerado de canto goiano. As sonoridade das notas de preparação da alteada só encontram par nos cantos flauta. Alguns apresentam uma gargalhada no início do canto. Outros não. Porém todos dão a alteada.
A criação em cativeiro, com produção pássaros voltados às disputas de fibra relegou ao segundo plano esse canto. Como é complexo, com grande número de notas e andamento mais cadenciado, esse canto apresenta pouca produtividade nas rodas de fibra. Atualmente poucos criadores se dedicam à sua preservação.
A criação da modalidade Canto Clássico Goiano nos torneios oficiais representa um novo estímulo para os apreciadores desse canto.
Muitos bicudos se destacaram nessa modalidade de canto. O mais conhecido foi o Batuque. O Batuque nasceu em Brasília, em 1976, na casa do Sr Moacir Santos. Nas rodas de fibra chegou a superar bicudos lendários, como o Napoleão e o Sobe-e-Desce. Faleceu em Cuiabá no ano de 1990, em posse do Sr Alex Serra.
Batuque teve seu canto gravado e comercializado em fitas e CDs, permitindo o aprendizado de muitos filhotes. O bicudo Araçá, que aprendeu cantar com uma gravação do canto do Batuque, e possui um timbre espetacular, talvez seja hoje o melhor representante dessa linha de canto. O Araçá está em posse do Dr Ferdinando de Menezes e vive no Criadouro O Araçá, em Cornélio Procópio-PR.
Canto Clássico Goiano
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Bloco
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Notas
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Quantidade
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22
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01
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Suim Suim
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2
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Notas de entrada
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02
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Kem kem
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2
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Gargalhada de entrada
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03
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Ti Ka Ti
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3
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Ligação de canto
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04
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Gãm Que
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2
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Preparação da alteada
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05
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Tim Tim
|
2
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Alteada de canto
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06
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Tó Qui Tó
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3
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Complemento de alteada
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07
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Tiá Tió
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2
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Preparação da batida
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08
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Tuí Tiuá Tal
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3
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Batida de canto
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09
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Ti Tu Ti
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3
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Fechamento de canto
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Obs.: | |||
A) - O Bicudo que no Canto de Entrada, não emitir a Gargalhada de Entrada, deverá na Ligação de Canto, bloco 03, emitir (Tché Qui ) e não (Ti Ka Ti ). | |||
B) - A Gargalhada de Entrada com duas ou mais notas ( Kem Kem ), assim como a nota (Tal ), na Batida de Canto ( Tuí Tiuá Tal ), são notas pcionais, não sendo requisitos obrigatórios para avaliação. | |||
C) - Após o fechamento ou arremate de canto no (Ti Tu Ti ), o Bicudo inicia o módulo de repetição no (Quem Quem Quem ), ou seja, na Gargalhada de Divisão, que deverá ser de duas notas ou mais. | |||
Módulo de Repetição
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Bloco
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Notas
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Quantidade
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21
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01
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Quem Quem Quem
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3
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Gargalhada de divisão
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02
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Ti Ka Ti
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3
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Ligação de canto
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03
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Gãm Que
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2
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Preparação da alteada
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04
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Tim Tim
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2
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Alteada de canto
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05
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Tó Qui Tó
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3
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Complemento de alteada
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06
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Tiá Tió
|
2
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Preparação da batida
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07
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Tuí Tiuá Tal
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3
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Batida de canto
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08
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Ti Tu Ti
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3
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Fechamento de canto
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