Coleiro

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Emberizidae

 Vigors, 1825
Espécie: S. caerulescens
Nome Científico
Sporophila caerulescens
(Vieillot, 1823)
Nome em Inglês
Double-collared Seedeater


















O coleirinho é uma ave passeriforme da família Emberizidae.
Também conhecido como coleiro, coleirinha, papa-capim,papa-arroz ou tui tui. É a espécie mais popular do grupo dos papa-capins, sendo também a mais abundante na maioria dos locais onde ocorre.

Etimologia: Sporophila - do grego sporos = semente + philos = que tem gosto ou predileção por; Caerulescens - do latim caerulescens = azulado. [FRISCH, 338]
Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamada de “papa-capim” acompanhada de algum outro adjetivo. Sporo é semente e, phila provem de phyllo que significa afinidade. seriam realmente os “que tem afinidade com sementes” ou “papa-capim”. A denominação caerulescens significa azulado, possivelmente pela intensidade do negro de suas penas possuirem um tom azulado.

PRINCIPAIS AMEAÇAS:
Captura indiscriminada para apreciadores de pássaros canoros e tráfico de animais.

Características

O macho, com seu inconfundível colar branco e negro recebeu essa denominação. Além do colar, ao lado da garganta negra um “bigode” branco define a área sob o bico amarelado ou levemente cinza esverdeado. Existem machos com peito branco e outros amarelo.
Seu canto sofre grande variação regional.
A fêmea é toda parda, mais escura nas costas. Sob luz excepcional, é possível ver que ela também possui o esboço do desenho da garganta do macho.
Os machos juvenis saem do ninho com a plumagem idêntica à fêmea. As fêmeas não são canoras.


coleirinho macho

coleirinho fêmea

coleirinho jovem
Postagem Anterior Próxima Postagem