Saiba Como reproduzir com sucesso o Curió

Os Curiós estarão prontos para reproduzir após um ano de idade, e o período de acasalamento no Brasil vai de setembro até o fim de março. A fêmea botará de dois a três ovos por postura e a eclosão ocorre cerca de 12 dias após o inicio do choco. Os ninhos mais recomendados são feitos de bucha e são semelhantes aos dos Canários e Bicudos. Os reprodutores (macho e fêmea) devem estar com muita saúde, sem nenhum sinal de doença e/ou tristeza, além disto, a fêmea deve ter de 1 a 4 anos de idade, que é seu período de postura, embora algumas possam continuar com a postura mais tempo.
Para que o acasalamento aconteça, coloque o macho e a fêmea inicialmente em gaiolas separadas, ou em criadeiras com divisórias no meio, e deixe o casal próximo. O macho começará a cantar para a fêmea e esta deverá pedir “gala” ao macho. Após uns 20 a 30 minutos de observação você tirar a divisória, assim o macho deverá realizar a “cobertura” da fêmea. Repita o processo por dois a três dia, até que a fêmea bote o primeiro ovo (cerca de 2 a 4 dias após a primeira gala). Com 06 dias de choco você poderá fazer o teste da ovoscopia. Se for chocar em viveiro você pode deixar os dois pássaros juntos, mas fique atento a agressões excessivas.
Após os filhotes nascerem, eles levarão cerca de 10 a 14 dias para começarem a querer sair do ninho. É nesse período que os filhotes começam a exercitar as asas e as pernas, por isto, você deve colocar o ninho em lugar baixo para evitar que os filhotes morram por uma eventual queda. Com 20 a 25 dias os filhotes começam a gorjear (cantar). Com cerca de 30 a 35 dias eles já se alimentam sozinhos e você deve retirá-los da companhia dos pais. Isso é muito importante porque o macho poderá feri-los se ouvir cantos de outros pássaros.
Os Filhotes assim que nascem precisam de uma grande quantidade de alimentos para que possa se desenvolver adequadamente. Por volta do 12º dia de vida deve-se colocar a Anilha. Algumas fêmeas costumam rejeitar os filhotes após a colocação da anilha, para evitar isto você pode cobrir a anilha com um esparadrapo ou outro material fosco da cor da perna do filhote. Você também pode pendurar as anilhas próximas do ninho, assim a fêmea vai se acostumando com elas.
Postagem Anterior Próxima Postagem