Saiba Como reproduzir com sucesso o Coleiro



O Coleirinho é um pássaro muito apreciado pelo seu canto e por isso é bastante procurado, para tanto é importante fazer a reprodução em cativeiro, desde que se tenha licença do Ibama para tal ato, para que possa suprir a demanda pelos pássaros, evitando que os pássaros que estão soltos na natureza sejam capturados.


O período reprodutivo normalmente vai de outubro a fevereiro, neste período e na natureza o casal afasta-se do grupo e estabelece seu território, sendo que todas as tarefas, como por exemplo a confecção do ninho, ficam com à fêmea, ficando o macho com a atribuição de cantar para afastar outros coleiros da área. Apesar de viver nas campos abertos, acabam procurando por árvores da borda das mata para confeccionar o ninho, que é feito à base de gramíneas, raízes e outras fibras vegetais é construído em forma de tigela rasa sobre arbustos a poucos metros do solo.

-->

A fêmea põe geralmente 2 ovos, que são incubados por cerca 13 dias e cada fêmea choca de 3 a 4 vezes por ano. Com cerca de 13 dias de vida os filhotes abandonam o ninho e após cerca de 35 dias, já estão aptos a comerem sozinhos. Com 01 ano de vida já atingem a maturidade sexual e podem viver em média de 10 a 12 anos.
Postagem Anterior Próxima Postagem