Saiba Como reproduzir com sucesso o Trinca Ferro

Fonte da foto: Espaço do Trinca Ferro.


O Trinca Ferro pode ser reproduzido em cativeiro através de duas formas de criação, a monogamia (sistema onde há formação do casal, onde os dois ficam responsáveis por alimentar os filhotes) ou da poligamia (sistema onde um macho é utilizado para cobertura de mais de uma fêmea). Independente do sistema que você escolher, existem algumas dicas que são muito úteis

O Trinca Ferro é muito territorialista, sendo aconselhável deixar o casal junto apenas na época de reprodução. Antes de juntar o casal, é necessário que o criador realize uma aproximação entre macho e fêmea, o chamado “namoro”. Neste namoro, recomenda-se deixar macho e fêmea se escutando, para que ouçam os ruídos e piados um do outro. A fêmea irá escutar o canto do macho e irá se sentir atraída.

O local aonde for ser feita a criação deve ser bem claro e arejado, evitando colocar a gaiola em locais com cantos retos como nos cantos das paredes, evitando assim acúmulo de poeira, penas e restos de alimentos que podem atrapalhar a saúde e a reprodução dos pássaros. A fêmea realiza de 02 a 03 posturas por temporada, botando de 02 a 03 ovos por postura.Os ovos serão incubados por 13 dias e os filhotes podem ser separados da mãe aos 35 dias de idade.
-->
Existem ninhos prontos que você pode comprar e colocar para a fêmea, basicamente o ninho pode ser feito de bucha ou sisal, com diâmetro de 10,5 cm e 6 cm de profundidade. É importante fornecer raízes, sisal cortado em pedaços de até 8cm ou fibras de folha de coqueiro, para que a fêmea possa melhorar e deixar o ninho do seu gosto. A maioria das fêmeas acaba deixando pouco material no interior do ninho, contudo outras podem encher muito o ninho, deixando um espaço bem pequeno.

Se a criação for feita no sistema da monogamia você deverá deixar o casal junto, eles irão acasalar e ambos irão tratar dos filhotes, mas tome cuidado pois não são todos os machos que querem ajudar a fêmea e nem todas as fêmeas que permitem que o macho as ajude. Se você optar pela poligamia, aproxime o casal com calma, juntando o casal apenas quando você tiver certeza que a fêmea irá aceitar a “gala”. Se você simplesmente juntar o casal, poderá acontecer brigas.
Postagem Anterior Próxima Postagem