É chegada a hora da reprodução de nossos pássaros. Para tanto, além dos costumeiros cuidados no preparo dos reprodutores e matrizes, faz-se necessário que alguns procedimentos extras sejam adotados pelos criadores para um bom desempenho do plantel, entre eles cortar as unhas das aves antes do acasalamento.
Essa medida deve ser adotada para evitar a perda de filhotes, pois muitas vezes a fêmea tira uma ninhada boa, e acaba matando alguns deles ao deitar ou sair do ninho.
Outro problema é que as fêmeas com as unhas grandes podem se enroscar no material dado a ela para a confecção do ninho e ao sair do mesmo, durante o choco, pode acabar puxando os fios e derrubando os ovos no fundo da gaiola. Além disso, os fios usados para a confecção do ninho podem ficar presos nos pés da canária e acabar se prendendo de alguma maneira no poleiro e, desta forma, impedindo que a mesma consiga se soltar.
O interessante é sempre cortar as unhas, anualmente, antes de formar os casais.
Para isso, deve ser usada uma tesoura pequena.
É necessário ter cuidado para não cortar alguma artéria que fica dentro da unha da ave, o que vai provocar sangramento.
Para evitar imprevistos, o criador deve colocar a unha contra a luz e poderá ver uma linha vermelha fina na parte central da mesma.
Ao visualizar a artéria, o criador deve cortar a unha abaixo da linha vermelha.
Caso ocorra algum acidente e a artéria seja atingida, o criador deve ascender um palito de fósforo, manter ele aceso por alguns minutos, depois apagar e colocar a brasa do mesmo em contato com o corte.
O sangramento será estancado em seguida. O mesmo pode ser feito com uma colher. Basta esquentá-la e depois colocá-la no local do sangramento por alguns segundos.
Essa medida deve ser tomada para evitar a entrada de bactérias oportunistas e fungos, pois os pés e as unhas estão em pleno contado com os poleiros e com as fezes da aves, grandes responsáveis pela transmissão de algumas doenças.
No caso dos pássaros, que geralmente possuem unhas escuras, como Azulões, Bicudos, Trinca Ferro e outros, que dificultam a visualização das artérias das unhas, pode-s eutilizar poleiros com lixa, que são encontrados em lojas especializadas e garantem um bom resultado, inclusive a não exposição da ave ao estresse elevado ao ser "pegado" com a mão ou anilhador, evitando a perda de penas e até mesmo a quebra de asas.
Texto adaptado.
Texto Original: Cuidados ao cortar as unhas das Aves. Autor Biólogo - Francisco Peruzzo
Fonte da postagem: Recanto
Tags:
Dicas