Como funcionam as rodas de torneios de pássaros

Fonte da Foto: AVIPPAN


Roda

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funcionam as rodas de pássaros.

Este é um demonstrativo de como acontecem os torneios de fibra.

REQUISISTOS DE UMA RODA DE TORNEIO:

- Para participar de torneios oficias de federações e clubes é necessário ter um pássaro legalizado. Há competições regionais que não obrigam que os pássaros participantes sejam regularizados; mas as competições de prestígio exigem aves anilhadas.

- Para que um pássaro participe de uma roda é necessário que ele tenha "fibra". O que significa isso? Ele deve ser um pássaro que responde ao desafio de um outro macho cantador. Pássaros que não têm fibra (ou seja, que ficam intimidados com a presença de outro macho) não podem participar de rodas, pois podem até parar de cantar.

- A maioria dos torneios de prestígio exige uma inscrição da parte dos participantes. Os competidores devem ser filiados a alguma associação ou clube, e devem inscrever suas aves para a competição. Os organizadores devem saber quantos pássaros irão participar do torneio para preparar a infra-estrutura.

VAMOS COMEÇAR A RODA!!!


Etapa 1:

Os pássaros são colocados em gaiolas parecidas, com um mesmo padrão de tamanho. Estas gaiolas são penduradas em estacas (como na figura ao lado).

Etapa 2:

Forma-se um grande círculo com as gaiolas dos pássaros competidores, quase encostando umas nas outras, separadas apenas por 15cm.

Etapa 3:

Os juízes chamam colaboradores que vão ajudar a fazer a marcação dos cantos. A este momento os pássaros já estão cantando, pois estão incomodados com a presença de outros machos ao redor.

Etapa 4:

Os juízes dão início à competição. Eles soltam o cronômetro e avisam aos colaboradores para começarem a contar os cantos dos passarinhos. Cada vez que um passarinho canta, o colaborador deve marcar na ficha.

Etapa 5:

Ao final da rodada (geralmente 10 minutos), o juiz avisa que o tempo se encerrou. Os colaboradores devem devolver as fichas onde eles marcaram o número de vezes que o passarinho cantou.

Etapa 6:

Os juízes fazem a contagem e anunciam qual foi o pássaro que cantou mais vezes durante os 10 minutos de competição. Caso esta seja uma rodada única, o pássaro já é o vencedor. Caso haja muitos pássaros, os juízes podem classificar os melhores pássaros de cada rodada e fazer uma rodada final, com os melhores pássaros de cada uma delas.


Fonte: Coleiros e Trincas
Postagem Anterior Próxima Postagem